Um balanço sobre o primeiro mês “disponível no mercado”

Depois de pouco mais de 01 mês  “disponível” no mercado de trabalho, de várias entrevistas e muito tempo livre, resolvi fazer um pequeno balanço desse período:

1)      As oportunidades de trabalho

O mercado, para a área de Recursos Humanos está bastante aquecido. Há várias oportunidades para diversos níveis (desde estagiários até gerentes), mas o nível das exigências também está algo. Para vagas de Analista de RH, somente o nível superior não basta. As empresas estão pedindo bons conhecimentos em inglês e espanhol, e algumas exigem pós-graduação. Nesses quesitos, posso dizer que estou tranquila.

O dasafio agora é buscar fontes alternativas para pesquisar novas vagas e oportunidades de trabalho. Gostaria de salientar que, nesse período, enquanto não encontrar um emprego dentro das minhas expectativas, estou disposta a trabalhar por projetos, free lancer, etc., desde que dentro da minha área profissional.

2)      As entrevistas

Essa semana está sendo atípica, tive poucos contatos e nenhuma entrevista agendada. Isso gera uma ansiedade muito grande, mas tenho que focar mesmo é em novos contatos e lembrar que estou há muito pouco tempo no mercado (afinal, saí do último emprego no dia 08 de março – ou seja, 40 dias).

Foram cerca de 11 entrevistas até o momento, para 9 empresas diferentes. Gostaria de parabenizar os colegas de RH, tenho a impressão que os processos de seleção estão mais maduros, mais focados naquilo que o profissional tem a mostrar (experiências, qualificação, competências, etc) e menos em detalhes supérfluos do currículo (como por exemplo, explicar detalhadamente uma experiência profissional do ano de 2000..rs).

Tenho apenas duas ressalvas sobre as entrevistas:

Primeira, a falta de retorno sobre os processos seletivos. Pessoal, vamos lá…mandar um e-mail agradecendo a participação e explicar em duas ou três linhas porque não fui selecionada não custa nada e toma muito pouco tempo. Eu trabalho em RH, sei como as coisas funcionam, sei o quanto é corrido o dia-a-dia, mas a área de seleção é a vitrine do RH. Já recebemos tantas críticas, porque não investir em algo tão simples? Se eu, que sou da área, me incomodo, imaginem os leigos…rs…é mais um motivo para falarem mal (sem necessidade) da nossa área…rs. Pensem nisso!!

Segundo, porque ainda insistem nas velhas perguntas :  Qual o seu ponto positivo? Qual o seu ponto a melhorar? Será que falta coragem ao pessoal do R&S abandonar essas perguntas?? Rs.

3)      Driblar o tempo livre

Essa tem sido uma tarefa mais complicada. A tentação de ficar o dia inteiro na frente do computador é grande, mas isso gera cansaço demais para os olhos, para o corpo e para a mente. Minha meta é passar menos tempo possível no computador, e procurar atividades fora de casa. Vou colocar em ação o projeto Museus de SP, o qual pretendo visitar todos os museus de Sampa nos próximos dias. É um programa barato (os ingressos custam menos que 10,00), acessíveis de transporte público e ainda trazem algum tipo de aprendizagem. Também estou procurando por palestras gratuitas ou a preços populares  na área de Gestão de Pessoas.

Paralelamente a isso, preciso focar uma atenção especial ao TCC e também ter idéias para movimentar esse blog…rs. Sim, nessas horas não tem jeito, o computador é o melhor aliado…rs.

E atividade física!! Nos primeiros dias eu fiz bastante caminhada, mas enjoei do percurso (meu bairro não tem opções muito interessantes). Mas preciso focar urgente nisso, meu corpo está exigindo mais movimento, fora o ponteiro da balança, sempre ameaçando subir.

4)      Investir na qualificação

Nessa semana estou fazendo um curso online sobre Remuneração Variável e Recompensas. Esse é um tema que eu precisava focar,  buscar mais conhecimento, e nesse quesito o curso vale bastante a pena. É a primeira vez que faço um curso on-line, pois sempre tive muito preconceito com essa modalidade de aprendizagem. Pois digo que para algo focado, um curso de curta duração, pode ser vantajoso. O único porém é que dificulta a realização de networking com os outros alunos.

As metas para os próximos dias são:

– Buscar mais contatos em empresas e consultorias, por meio do Linkedin

– Colocar em prática o projeto “Visitar os museus de São Paulo”

– Fazer mais exercícios físicos

– Dar um gás no TCC

Anúncios

Sobre Cláudia Feijó

Sou jovem e estou em busca dos meus sonhos e conquistas, pessoais e profissionais. Tenho os mesmos medos e anseios que tantas outras pessoas da minha idade. O que mais prezo na vida é ser feliz e sei que para isso são necessárias escolhas - muitas delas difíceis. Mas não desisto nunca - e estou aqui para expor idéias, dialogar, discutir!! Aproveitem!!

Publicado em 18/04/2012, em Uncategorized. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: